sábado, 4 de Maio de 2024  17:50
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sapateira Recheada II

Sapateira Recheada II

Verta o vinagre em fio, na boca da sapateira e coza-a em água temperada com sal, a cebola e o louro por 15 a 20 ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-09-2011

Produtores preocupados com “falta de futuro” para o salgado.


O final da safra do sal em Aveiro foi comemorado, no sábado, em festa. Dezenas de pessoas assistiram a uma recriação na marinha da ...

O final da safra do sal em Aveiro foi comemorado, no sábado, em festa. Dezenas de pessoas assistiram a uma recriação na marinha da Troncalhada da cobertura à moda antiga de um monte de sal. Uma actividade tradicional que é indissociável de Aveiro mas com futuro cada vez mais incerto.

A festa e o convívio entre gentes locais e visitantes de ocasião, ao som de grupos etnográficos, afastou, por algum tempo, as ameaças, bem reais, que pairam de extinção da actividade artesanal.

Aos 57 anos, João Cascais, marnoto e dono da marinha “Dezoito dos Caramonetes”, aguenta por amor ao sal. Este ano, a falta de sol diminuiu em muito a quantidade. Mas a rentabilidade não paga o trabalho, o que poderia ser diferente com a certificação como produto de origem protegida. Este ano tenho umas 50 toneladas e o sal não tem saída. Está tudo muito parado”, refere o produtor.

A marinha da Troncalha, propriedade da CM, é um oásis no salgado. Os proprietários queixam-se da falta de apoio, quanto mais não fosse para melhorar acessos ou refazer as defesas. Actualmente subsistem a produzir sal oito marinhas em Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®